Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Experiência e fortalecimento dos departamentos movem Carlos Henrique Kaipper na Vice-Presidência de Núcleos

Experiência e fortalecimento dos departamentos movem Carlos Henrique Kaipper na Vice-Presidência de Núcleos

  • por
Nesta série de reportagens, você tem a oportunidade de conhecer mais sobre os integrantes da Diretoria Executiva da APERGS na gestão 2024/2025. As edições anteriores trouxeram os perfis de Elder Boschi da Cruz, Vice-Presidente Administrativo e Financeiro, e Patrícia Bernardi Dall’Acqua, Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e Políticos. Desta vez, conheça mais sobre Carlos Henrique Kaipper, Vice-Presidente de Núcleos da APERGS.

A crença na força e na relevância da advocacia pública para a sociedade, para o Estado e para a democracia é o fator principal que move Carlos Henrique Kaipper, ex-presidente da APERGS e ex-Procurador-Geral do Estado, a manter-se na atuação associativa. A convite da presidente Roselaine Rockenbach, Kaipper assumiu o cargo de Vice-Presidente de Núcleos da Associação assim que deixou a presidência após dois mandatos, entre 2020 e 2023.

Na nova função, Kaipper tem por principal tarefa dar apoio aos departamentos e núcleos, assegurando que eles operem de forma coordenada e eficiente. Também a substituição da presidente em momentos em que a titular não pode estar presente, e o auxílio junto à Diretoria Executiva nas questões de rotina que envolvem a Associação.

“Eu acredito na importância da advocacia pública e na importância que a APERGS e a ANAPE têm para o fortalecimento da advocacia pública”, diz Kaipper. “Consequentemente, me gratifica imensamente trabalhar pela garantia das prerrogativas da advocacia pública e pela melhoria das condições de trabalho para que as Procuradoras e os Procuradores do Estado possam cada vez mais exercer suas funções com excelência.”.

Kaipper é Procurador do Estado desde 1993. Passou por Passo Fundo, Uruguaiana, Porto Alegre e Brasília. Na capital federal, também foi Consultor Jurídico do Ministério do Desenvolvimento Agrário entre 2003 e 2006. Ele exerceu a função de Procurador-Geral do Estado entre 2011 e 2014. No âmbito associativo, foi integrante do Conselho Deliberativo da APERGS  e do Departamento de Direitos Humanos antes de assumir a presidência. Desde 2023, é ainda Vice-Presidente Regional Sul da ANAPE.

“Minha participação na Diretoria da ANAPE foi um movimento estratégico, porque muitas das questões mais relevantes para a advocacia pública são decididas em âmbito nacional. Como exemplo, cito a retomada dos rateios dos honorários, que foi sacramentada pelo Supremo Tribunal Federal, e a autonomia das PGEs, que é discutida no Congresso Nacional. Não podemos olhar apenas para a nossa realidade estadual, porque nossas pautas passam por Brasília. É muito importante ter uma atuação concreta aqui e lá. E a ideia é que eu possa justamente contribuir com a nova gestão e com a nossa Associação ao fazer esta ponte”, acrescenta.

Um ponto fundamental para Kaipper é contribuir com a nova Diretoria por conta de sua experiência, com a vivência recente de ter liderado a APERGS por quatro anos, e a visão de que fazer uma transição integral e alinhada entre as sucessivas gestões é relevante para a Associação.

“A Associação historicamente é um espaço amplo para que as Procuradoras e os Procuradores do Estado atuem em diversas frentes, inclusive indo além das questões corporativas. O novo modelo, com os departamentos no escopo das diferentes vice-presidências, é um passo determinante para que sejamos ainda mais atuantes e reconhecidos”, conclui.