Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Como Vice Administrativo e Financeiro, Elder Boschi da Cruz reforça necessidade da soma de esforços associativos

Como Vice Administrativo e Financeiro, Elder Boschi da Cruz reforça necessidade da soma de esforços associativos

  • por

Ao longo dos próximos meses, você terá a oportunidade de conhecer mais sobre os integrantes da Diretoria Executiva da APERGS na gestão 2024/2025. Para abrir a série, temos o perfil de Elder Boschi da Cruz, vice-presidente Administrativo e Financeiro.

Em outubro de 2023, Elder Boschi da Cruz recebeu o convite para compor a chapa para a eleição da APERGS como Vice-Presidente Administrativo e Financeiro. Com larga experiência profissional e associativa, Elder assumiu a responsabilidade.

“Encarei o convite da Dra. Roselaine Rockenbach como um novo desafio, assim como já o fora a tarefa de coordenar o Departamento de Ação Social no auge da pandemia do coronavírus, em 2020. Igualmente, recebi e aceitei o convite como um compromisso com um grupo significativo de colegas que vêm conduzindo a Associação há alguns anos, com resultados bastante exitosos em prol de todos(as) Procuradores e Procuradoras do Estado”, destaca.

Nomeado Procurador do Estado em 1994, Elder aposentou-se da carreira em 2018. Nestes 24 anos de experiência, passou pelas Procuradorias Regionais de Passo Fundo e Lajeado e pela Procuradoria de Pessoal, onde também foi Coordenador e compôs a equipe de Consultoria. Foi membro do Conselho Superior da PGE-RS por três mandatos, dois deles pelo voto de seus pares, além de integrar grupos de trabalho da PGE, bem como representar o Estado e a PGE em comissões, conselhos e grupos de trabalho em Órgãos Públicos do Estado, como FEPAM, SEDUC e IPERGS.

Na APERGS, teve participações em diversas gestões como integrante da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Em 2020, em meio à pandemia, foi designado para o Departamento de Ação Social. Agora, terá múltiplas atribuições na vice-presidência administrativa e financeira, atuando na organização e no controle das atividades administrativas desenvolvidas na APERGS, além de gerenciar os recursos humanos — a equipe tem seis funcionários.

“O campo de nossa atuação abrange as áreas de Assessoria à Presidência, realização de eventos, finanças, administração, zeladoria e limpeza da sede, convênios, apoio à ESAPERGS e Departamentos da APERGS. Na área financeira, inclui também gerenciar o fluxo de caixa, pagamentos, receitas e despesas, a fim de que a APERGS tenha recursos para atender suas despesas e demandas de seus departamentos em prol dos Associados. Ainda, responde pela contratação e controle das atividades de profissionais e empresas que prestam serviços terceirizados à APERGS, de engenharia, jardinagem, limpeza e segurança e informática, dentre outros”, acrescentou.

Nas primeiras semanas da gestão, foi necessário trabalhar para reparar danos à sede causados por eventos climáticos, exigindo uma intervenção célere, com medidas emergenciais, inclusive de engenharia, que ainda se protraem no tempo, exigindo um acompanhamento diário. E o cuidado com o patrimônio da Associação é visto como uma prioridade nas suas funções. O objetivo é dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado, identificando pontos que mereçam uma atenção maior, a fim de otimização de nossos recursos humanos, financeiros e de tempo, bem como trazer uma maior organicidade à atividade administrativa da APERGS, com fluxos e rotinas que façam o trabalho fluir com mais naturalidade e eficiência.

“A participação na vida associativa deve-se mais a uma consciência da necessidade da soma de esforços para a consecução dos objetivos da APERGS, que é a grande responsável por inúmeras conquistas de naturezas diversas, inclusive financeiras, obtidas por todos e cada um de seus Associados”, concluiu.