Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Atenção para o esgotamento mental

Atenção para o esgotamento mental

  • por
Durante as Olimpíadas de 2021, o caso Simone Biles acendeu um alerta para a importância do cuidado com a saúde mental. Por mais que seja um esporte, ser um profissional nesta área gera uma pressão muito grande, ainda mais quando se tem que competir com atletas do mundo inteiro.

A pressão psicológica gerada pela necessidade de alto desempenho no trabalho, uma situação que também atinge os(as) Procuradores(as) do Estado, aumentou com a pandemia. Em tempos de home office, muitas pessoas passaram a ficar ainda mais horas em frente ao computador ou no celular para resolver todas as demandas. A situação favoreceu o desenvolvimento do burnout em vários profissionais – tema que voltou com ainda mais força a partir do caso Biles.

A necessidade de um alto rendimento e o cumprimento de prazos são alguns dos fatores que geram pressão e sofrimento mental. Na avaliação da psicóloga Grace Gomes, a contemporaneidade tem levado pessoas à busca de superação, assim como no atletismo, onde novos recordes são almejados.

“O mundo do trabalho tem exigido um desempenho maior do que a psiquê consegue suportar. Na ânsia por atender demandas iminentes, profissionais aceleram a produtividade até a exaustão psíquica, esquecendo que na vida precisamos de ‘oásis para atravessar o deserto’. Estes oásis seriam pequenas pausas para reorganizar pensamentos, reequilibrar energia com momentos de lazer e autocuidado”, destaca Grace, que compartilha dicas de saúde mental em sua página no Instagram. A especialista integra a parceria profissional firmada pela APERGS com clínicas e profissionais liberais na área de Psicologia para proporcionar descontos para associados(as) e familiares.

Atenta à situação que também impacta diretamente a saúde dos(as) Advogados(as) Públicos, o Departamento de Esportes da APERGS vem promovendo campanhas e compartilhando dicas que são importantes para cuidar do corpo e da mente. Através da parceria com a assessoria esportiva Even Faster Sports, os(as) associados (as) podem fazer exercícios físicos online com orientação. O professor de Educação Física Felipe Moré (@fcmore) mostra no Instagram uma série de atividades que podem ser feitas em casa.

Mais recentemente, o Departamento iniciou uma campanha interna convidando todos os(as) colegas a compartilharem dicas de exercícios. Algumas contribuições já foram compartilhadas nos Informativos da APERGS e também estão disponíveis no site da Associação. Toda contribuição é bem-vinda!