Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Grupo Trocando Vivências encerra atividades do ano

Grupo Trocando Vivências encerra atividades do ano

  • por
7º Encontro do Grupo Trocando Vivências marcou o encerramento das atividades realizadas ao longo de 2021. O Sarau poético de final de ano, ocorrido no dia 24 de novembro, teve como tema central “Eu, tu, nós: a importância das trocas para as nossas vivências“. O evento contou com a participação de colegas ativos(as) e aposentados(as). A atividade foi ministrada por Marilia Marsillac, Flávia Reis e Elder Boschi.

Instituída em junho com o objetivo de garantir a socialização e a possibilidade de troca de ideias e experiências, a iniciativa é promovida pelo Núcleo dos Aposentados. Mediadora do ciclo de encontros, a assistente social Raquel Pavin ressaltou durante o evento a importância da programação realizada ao longo dos últimos seis meses.

“Ao longo deste segundo semestre de 2021, tivemos a honra de trocar vivências. Tratamos sobre inúmeros assuntos. Foi um período regado por poesias, músicas, vídeos, histórias de vida e legado. Despertamos para novos desafios, mudamos de endereço e nos questionamos sobre o desenhar dos nossos processos de envelhecimento. Falamos sobre relações familiares, isolamento, dentre tantas reflexões. Mas também comprovamos que a arte é resistência em tempos difíceis, bem como os laços coletivos”, disse Raquel.

A profissional que coordena o Projeto Viver Bem da APERGS afirmou, ainda, que o Grupo Trocando Vivências alcançou seu objetivo. “Em meio a um cenário pandêmico, conseguimos diminuir lacunas deixadas pelo distanciamento social, mesmo que ainda de forma virtual. Este espaço grupal que aos poucos vem criando identidade já nos demonstra que é ‘impossível ser feliz sozinho’, como de forma genial Tom Jobim nos brindou. E finalizamos o ano com a certeza disto”, concluiu.

“Ainda isolados, mas não separados, o Núcleo dos Aposentados marcou atuação efetiva no decorrer do ano. Implementou dois Projetos fundamentais: o Viver Bem e o Memórias. Participou dos Happy Hours culturais; realizou atividades do Trocando Vivências, lançou dois cadernos de Memórias, esteve em duas edições do Café com a Presidência, contribuiu com as campanhas do Departamento da Ação Social, com os temas tratados pelo Departamento de Honorários e vai encerrar o ano com almoço na sede Sociocultural, que foi apresentada aos aposentados, também em almoço, em 2001”, destaca a Procuradora Sali Antoniazzi, integrante do Núcleo dos Aposentados, ao afirmar que os encontros do Grupo Trocando Vivências serão retomados em 2022.