Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Sede recebe edição de maio do Almoço dos(as) Aposentados(as)

Sede recebe edição de maio do Almoço dos(as) Aposentados(as)

  • por

O Núcleo dos(as) Aposentados(as) realizou, na quarta-feira (31), mais uma edição do seu tradicional almoço mensal na sede. Pela Diretoria Executiva da APERGS, estiveram o Presidente Carlos Henrique Kaipper, a Vice-Presidente Administrativa e Financeira, Ana Clara Berwanger Bittencourt, e a Vice-Presidente de Núcleos, Sali Antoniazzi. Pelo Gabinete da PGE-RS, os representantes foram a Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Institucionais, Diana Paula Sana, e o coordenador do Gabinete e Assessoria de Comunicação Social, Henrique Zandoná.

Em seu discurso, Carlos Henrique Kaipper falou sobre questões prioritárias da classe.

“Tivemos recentemente uma mobilização forte em relação ao reajuste dos subsídios. Antes mesmo do encaminhamento dos Projetos de Lei das demais funções essenciais à Justiça para a Assembleia Legislativa, vínhamos tratando dessa questão com a Administração da Casa. Fizemos vários movimentos, várias reuniões com o Gabinete e com os colegas, como um ‘Diálogos APERGS’, que culminaram com a realização de uma Assembleia-Geral Extraordinária com este tema. Gostaria de ressaltar que, a partir dessa mobilização, o Procurador-Geral do Estado enviou um ofício ao Governador reforçando a importância de nossos subsídios voltarem ao mesmo patamar das outras funções essenciais à Justiça. Temos os honorários de sucumbência, assim como os demais têm suas verbas específicas, mas nunca podemos perder de vista a importância da parte principal da remuneração, que são os subsídios. Houve essa reafirmação do conceito por parte do Procurador-Geral do Estado, que já foi um avanço. Temos que continuar mobilizados. Quando o Estado sair do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, vamos retomar com força esta pauta,” disse Kaipper.

O Presidente Kaipper também aproveitou a oportunidade para prestar esclarecimentos acerca das negociações para pagamento de verbas indenizatórias que já vem sendo pagas às demais funções essenciais à Justiça.

Representando o Gabinete, Diana Paula Sana agradeceu a oportunidade de estar no almoço, destacou o valor dos(as) aposentados(as), e ressaltou o compromisso assumido junto à Diretoria Executiva da Associação para a realização de um Diálogos APERGS para reforçar o entendimento dos(as) associados(as) sobre o contracheque.

“Algumas dúvidas existem justamente pela dificuldade na leitura e compreensão do contracheque. Houve, por exemplo, a implantação do novo teto nesta folha, e alguns talvez não tenham enxergado. Buscaremos facilitar o entendimento, ainda em junho, para mostrar como é feito o lançamento, com esclarecimentos para dissipar as dúvidas”, salientou.