Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Ruth Manus fala sobre empoderamento feminino em palestra da ESAPERGS

Ruth Manus fala sobre empoderamento feminino em palestra da ESAPERGS

  • por
A advogada, professora universitária e escritora Ruth Manus abriu as atividades da Escola Superior de Advocacia Pública da APERGS (ESAPERGS) em evento híbrido, ocorrido na última segunda-feira (7), com palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Abordando o tema Mulheres não São Chatas, Mulheres estão Exaustas, Ruth, que falou direto de Lisboa, em Portugal, falou sobre dilemas do dia-a-dia feminino, como sobrecarga, culpa, família, valorização e cansaço mental.

A presidente da ESAPERGS, Fabiana da Cunha Barth, lembrou que a noite era muito aguardada pelas (os) Colegas por marcar a primeira atividade oficial da gestão 2022/2023. “O Dia da Mulher deve ser uma data de comemoração das vitórias, mas também de reflexão do quanto ainda precisamos avançar”, observou Fabiana.

Em uma conversa leve e descontraída, acompanhada por Procuradoras e Procuradores, Ruth propôs uma série de reflexões sobre ideias pré-concebidas ao longo de muitos anos. “A mulher foi doutrinada a achar que não possui valor individual, apenas com seus anexos, como casamento e filhos”, constatou. Ela também tratou da “culpa eterna” vivenciada pelas mulheres. “A mulher carrega o pingente da culpa desde que nasceu”, relatou. O complexo da “síndrome da impostora” também esteve em discussão. “A gente é treinada a achar que não é boa.” Por fim, a escritora ressaltou a necessidade do autocuidado. “Autocuidado não é tutorial de maquiagem, não é ir ao salão. Autocuidado é fazer os exames ginecológicos, é fazer terapia, é sair com as amigas”, afirmou.