Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Projeto artístico apoiado pela APERGS tem início

Projeto artístico apoiado pela APERGS tem início

  • por
maior obra de arte urbana de Porto Alegre começou a ser executada há poucos dias. Apoiado pela APERGS em parceria com outras instituições, o Projeto Arte Urbana teve suas primeiras linhas traçadas na lateral norte do prédio sede da Procuradoria-Geral do Estado do RS (PGE-RS) e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). O painel terá 65 metros de altura por 15 de largura.

Os artistas Mona Caron (Suíça) e Mauro Neri (SP), muralistas de renome internacional, estão em Porto Alegre para presentear a cidade com seus talentos, bem como compartilhar conhecimento com jovens artistas da arte urbana local — propondo reflexões e embelezando a capital gaúcha.
Diretor do Lappus (Laboratório de Políticas Públicas e Sociais), idealizador e executor da iniciativa, Marcelo Sgarbossa destaca que durante os 30 dias em que o mural será executado, além das oficinas de trocas de experiências entre os artistas do muralismo e grafite, ocorrerão atividades autogestionadas na praça que fica em frente ao prédio.

“Estamos muito felizes de ver a concretização desse projeto que surgiu ainda em 2013, e que sempre contou com o grande apoio do Kaipper para que chegássemos até aqui. Cada pessoa e entidade que está colaborando é parte fundamental para levarmos arte para todos e todas”, destaca Marcelo Sgarbossa.

previsão é que a obra seja concluída ainda em dezembro — a depender das condições climáticas e do vento. O primeiro passo foi a higienização da parede que receberá a pintura. Na sequência, foram feitas as marcações dos pontos de referência. A técnica utilizada para tanto é a projeção do desenho à noite. 

Mona Caron e Mauro Neri contarão com o apoio de integrantes do curso de pintura em altura. A capacitação reuniu artistas locais para o curso NR-35, de segurança do trabalho nas atividades em altura, uma atividade complementar à execução do projeto.