Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Diálogos APERGS terá quatro painelistas para debater futuro da PGE-RS

Diálogos APERGS terá quatro painelistas para debater futuro da PGE-RS

  • por

A APERGS anunciou os(as) quatro painelistas que vão provocar os debates na manhã do dia 4 de novembro, sexta-feira, na realização do evento Diálogos APERGS – “A PGE-RS que queremos – Vamos pensar juntos o futuro da Instituição”. Os(as) painelistas são Breno Porto Pereira, Helena Maria Silva Coelho, Márcia Pereira Azário e Telmo Lemos Filho.

“Os nomes foram selecionados com base nos seus históricos de contribuição associativa e para a Procuradoria, em diferentes aspectos, e pela relevância que eles têm para elevar o debate. Esta edição do Diálogos APERGS será fundamental no alinhamento das nossas ideias e daquilo que pretendemos e vamos propor para o futuro da PGE-RS”, disse Carlos Henrique Kaipper, presidente da APERGS.

“Entendo muito relevante o evento proposto pela APERGS, principalmente neste momento em que vivemos, de polarização extrema. Necessário que nos reunamos e pensemos sobre a PGE que queremos. Será o momento adequado para que, juntos, possamos encontrar os denominadores comuns, o que todas e todos queremos que seja a nossa PGE, tendo como parâmetros aqueles traçados pela Constituição Cidadã. Algumas coisas podem e devem mudar, mas outras, no meu sentir, devem permanecer. Cabe a todas e todos nós delimitarmos esses parâmetros”, ressaltou Helena Maria Silva Coelho, Procuradora-Geral do Estado entre 2003 e 2006, presidente da APERGS por duas gestões, de 1997 a 2000, e Vice Presidente para Assuntos Institucionais e Políticos da APERGS na gestão 2020/2021.

Após o painel, que ocorrerá entre 9h e 12h em formato híbrido, o Diálogos APERGS terá o turno da tarde reservado para debates em grupos temáticos. Das 13h30min às 17h, a programação será exclusivamente em formato presencial na Sede Sociocultural.

“O evento programado pela APERGS é fundamental para que possamos projetar o futuro da nossa carreira e da nossa Instituição. Tenho defendido que temos de avançar, também, em vários aspectos da nossa autonomia funcional, e esse é um foro importante para o debate”, observou Márcia Pereira Azário, dirigente da Equipe de Probidade Administrativa da PDPA, ex-Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Institucionais e ex-Corregedora-Geral Adjunta.

Breno Porto Pereira, Procurador Volante da Procuradoria do Interior e integrante dos Departamentos de Advocacia Plena e Teletrabalho da APERGS.

“A pandemia trouxe muitos aprendizados e mudanças nos últimos três anos. Tecnologia, inovação e digital viraram expressões cotidianas. Neste contexto, o evento é uma ótima oportunidade para olharmos para o futuro, compartilharmos ideias e pensarmos caminhos que seguiremos. A troca entre os colegas é muito rica e certamente será frutífera”, sinalizou Breno Pereira.

Telmo Lemos Filho foi presidente da APERGS em duas gestões, entre 2010 e 2013, e presidente da ANAPE entre 2017 e 2020. Atualmente exerce as funções de Diretor Executivo da APERGS.

“Em boa hora, a APERGS promove o debate sobre a PGE que queremos. A realidade decorrente da implantação massiva do processo eletrônico e suas consequências institucionais têm de ser objeto de avaliação e deliberação da classe. Os Procuradores e Procuradoras reunidos e promovendo a troca de ideias certamente apontarão caminhos para o nosso posicionamento institucional neste contexto”, ponderou Lemos Filho.

Entre os dois turnos, haverá um almoço por adesão. Para participar, é preciso manifestar interesse até esta terça-feira, dia 1º, pelo WhatsApp (51) 99154.9511.

Marcações: