Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Carlos Henrique Kaipper: “Força na luta pelo interesse público”

Carlos Henrique Kaipper: “Força na luta pelo interesse público”

  • por

Carlos Henrique Kaipper, presidente da APERGS
Artigo publicado em Zero Hora em 14/01/2023

A representação judicial do Estado, de suas autarquias e fundações, e a prestação de consultoria jurídica à Administração Pública são tarefas diárias para um Procurador e uma Procuradora do Estado. Não é apenas um trabalho, no entanto. Os profissionais que se dedicam à advocacia pública tratam suas atividades como uma missão pelo interesse dos cidadãos. Por isso, o 14 de janeiro, Dia do(a) Procurador(a) do Estado do Rio Grande do Sul, é tão representativo.

Ao longo de 2022, o trabalho dos Procuradores do Estado gerou uma economia de R$ 1,2 bilhão aos cofres do Rio Grande do Sul, uma quantia quase 40% superior à de 2021. O valor contribui para a melhoria dos serviços públicos entregues à população e viabiliza as políticas públicas dos representantes democraticamente eleitos, independentemente de suas composições e ideologias.

A garantia das melhores condições para que este trabalho seja executado é a razão de ser da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul, a APERGS. Por isso, o 14 de janeiro, para nós, é uma oportunidade para refletir sobre a forma como podemos maximizar o potencial da nossa função, contribuindo com o crescimento e o entendimento do valor que a Procuradoria-Geral do Estado tem para o interesse público.

Frequentemente, mencionamos que são relevantes para a APERGS quaisquer temas que interessam ao cidadão. E é justamente por isso que também batalhamos, nos últimos anos, pela garantia dos Direitos Humanos. Assegurar melhorias na condição de vida das pessoas é um passo básico para toda a sociedade, e os Procuradores trabalham neste sentido.

Como juristas, buscamos garantir a permanência do Estado Democrático de Direito e a estabilidade institucional que é tão importante para que o Rio Grande do Sul e o Brasil sigam um caminho de respeito aos cidadãos e de progresso social.

Desta forma, posicionamos a APERGS nesta data relevante pela defesa da categoria, mas, essencialmente, na luta pelo interesse público e pela eficiência das políticas públicas do Estado do Rio Grande do Sul.