Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Campanhas no Vale do Taquari mobilizam Procuradores e Procuradoras

Campanhas no Vale do Taquari mobilizam Procuradores e Procuradoras

  • por

A Procuradora do Estado Joanessa Tasca Deud José é natural de Porto Alegre, mas criou vínculos profissionais e afetivos com Lajeado e o Vale do Taquari por meio da 9ª Procuradoria Regional. Fixou residência na região em 2017 e, nas últimas semanas, conviveu com as dificuldades extremas vividas pela comunidade local em função das chuvas e enchentes que atingiram várias cidades próximas. Por isso, agir para ajudar os mais necessitados se tornou prioridade.

Membro de grupos de trilha e, em especial, de um grupo que tem expressão significativa em nível local e nacional (Triton4x4Club), Joanessa participou e ajudou a mobilizar conhecidos para disponibilizar caminhonetes e solicitar colaboração na doação de valores, via pix, para adquirir e levar donativos a famílias atingidas pela enchente.

Assim, o grupo partiu para adquirir e distribuir donativos em áreas ainda isoladas, especialmente locais em que itens de alimentação e higiene pessoal não haviam chegado.

O depoimento de Joanessa Tasca Deud José:

“Qualquer ação direcionada a auxiliar pessoas atingidas por uma enchente desta proporção aproxima todos os membros de uma comunidade. Em todas as instâncias, todos os órgãos e instituições se fizeram presentes, e com a PGE não foi diferente. A importância disso, para além da ação em si e do reconhecimento, está nos sentimentos de humanidade e solidariedade.

Todos os quatro Procuradores da 9ª PR estiveram e ainda estão envolvidos, nas mais diferentes frentes, empenhando esforços para que, na medida do possível, a vida retome seu curso normal. Alguns se envolveram com o transporte e entrega de donativos, outros se envolveram na limpeza de locais atingidos pelo lodo trazido pela enchente, outros auxiliaram na triagem de donativos, ou ainda levaram pessoalmente suas doações.

Passados alguns dias desse desastre natural, a sensação que temos é a de ter vivido um filme de guerra – porém na vida real. Por tudo onde passamos, vimos devastação e tristeza, vivenciamos um enlutamento coletivo, sentimos dor por todas as perdas, muitas irreparáveis. Em várias localidades, o silêncio gritava.

Em contrapartida, é bastante provável que, na história da região, nunca se tenha visto um movimento tão imenso e tão intenso de solidariedade. A força coletiva se fez verdadeiramente presente e manteve acesa a esperança dos recomeços. Agora, devagar, observamos a vida retomando seu curso no Vale do Taquari.”

Paulo Pires faz doação de livros para reconstrução de bibliotecas em regiões afetadas

Em iniciativa conjunta dos departamentos de Ação Social e Memória e Acervo, o Procurador do Estado aposentado Paulo Pires fez a doação de mais de 500 livros para os locais atingidos pelas chuvas e enchentes na região do Vale do Taquari. O projeto tem o nome “Ação Bibliotecas Revividas”.

O coordenador do Departamento de Memória e Acervo destacou que as doações são suficientes para dar início à retomada de uma biblioteca pública de porte significativo.

As caixas que serão entregues contam com livros e revistas de literatura em geral, história, geografia, política e viagens, além de publicações aproveitáveis no currículo escolar, que são do acervo particular de Pires.

Natural do Vale do Taquari, Euzébio Ruschel relata realidade da tragédia natural na região

Procurador-Geral do Estado entre 2015 e 2018, Euzébio Fernando Ruschel é natural do Vale do Taquari e viu de perto a gravidade da situação. Nascido em Cruzeiro do Sul, conviveu com a realidade de familiares afetados pelas chuvas e enchentes e ajudou na recuperação da comunidade, que ainda está em curso.

O depoimento de Euzébio Fernando Ruschel:

“Eu e minha esposa somos naturais de Cruzeiro do Sul, município situado no Vale do Taquari, com 13 mil habitantes. Todos os membros de nossas famílias residem no município. Mães, irmãos, sobrinhos, sobrinhos netos.

As casas da minha sogra e da minha cunhada ficam situadas no centro da cidade, que foi invadido pelas águas da enchente do Rio Taquari. Ambas as casas ficaram inundadas. Minha cunhada foi resgatada de barco do segundo andar da casa. Não se imaginava que a água atingisse o segundo piso, pois tal nunca tinha acontecido nos quarenta anos em que ali residem.

De fato, a força e a velocidade com que as águas do Rio Taquari subiram, em menos de 24 horas, foram descomunais. Já se trata da maior tragédia natural da história do Rio Grande do Sul.

Eu e minha esposa viajamos ao município para prestar auxílio e solidariedade às famílias e aos amigos. Levamos roupas e mantimentos de Porto Alegre, pois a cidade estava desabastecida. Faltavam água, luz, telefone, sinal de internet. A comunicação com os familiares foi bastante difícil, no início, o que causou grande aflição.

Ficamos estarrecidos quando chegamos na cidade. Era um cenário de destruição indescritível. Nunca tínhamos visto algo dessa dimensão. Muita lama, destroços, e, também, profunda tristeza e desolação. Passamos a nos envolver com a limpeza das casas e o recolhimento de doações, fizemos campanhas entre amigos e vizinhos de Porto Alegre, para arrecadação de recursos, repassados à Assistência Social do município.

E, para nossa alegria, Cruzeiro do Sul contou com a comovente solidariedade das Procuradoras e dos Procuradores do Estado, por intermédio da APERGS, que destinou itens de higiene e água às famílias que mais precisavam. Fizemos questão de transmitir essa notícia ao prefeito. Agradecemos por esse gesto tão nobre em momento de dor e sofrimento.”

Departamento de Ação Social faz entregas de donativos em Estrela

Depois de ter feito entregas de donativos no município de Cruzeiro do Sul, o Departamento de Ação Social organizou sua logística para fazer as doações em Estrela, na semana passada. A prioridade tem sido para a compra de água e fraldas. Desde o início da campanha, já foram arrecadados mais de R$ 34 mil.

“Nossa campanha continua, e os(as) colegas se mantêm mobilizados(as). Agora, nosso foco é auxiliar na reconstrução. Há creches, asilos, bibliotecas precisando da nossa ajuda, e nós seguiremos estendendo a mão”, destacou a coordenadora do Departamento de Ação Social, Cristiane Bayne.

A campanha da APERGS ainda está aberta, e novas remessas de doações serão planejadas assim que houver disponibilidade.