APERGS participa de cerimônia de lançamento do Projeto Arte Urbana

O Largo dos Açorianos, em Porto Alegre, foi palco da cerimônia de lançamento das atividades do Projeto Arte Urbana, apoiado pela APERGS. O Presidente Carlos Henrique Kaipper foi um dos convidados a participar da solenidade que celebrou o início dos trabalhos do mural na parede do prédio da PGE-RS e do DAER, na quinta-feira (09).

“Hoje é um dia muito significativo, que é o efetivo início da pintura. Este projeto vem sendo sonhado há mais de oito anos.  Depois de tanto trabalho, dedicação e vencimento de obstáculos é uma enorme emoção ver, finalmente, a execução da Arte Urbana. É um presente para a Capital e um presente muito especial para nós, Procuradores e Procuradoras do Estado, recebê-lo na nossa casa. Nos sentimos muito contemplados por essa arte porque muitas vezes estaremos nos deslocando para o trabalho pela Borges de Medeiros e seremos brindados com essa obra magnífica. Que essa iniciativa inspire várias outras.”, disse o Presidente da Associação em seu discurso proferido por megafone durante a cerimônia, que também contou com performances artísticas da Iniciativa Cultural Poetas Vivos.

Essa será a maior obra de arte urbana de Porto Alegre. O Projeto Arte Urbana teve suas primeiras linhas traçadas na lateral norte do prédio sede da Procuradoria-Geral do Estado do RS (PGE-RS) e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). O painel terá 65 metros de altura por 15 de largura e a estimativa é que seja concluído antes do Natal. A imagem traz uma mulher negra segurando uma planta nativa do Sul, a Justicia gendarussa, conhecida como quebra-demanda pelas religiões de matriz africana. Uma muda da planta foi entregue ao Presidente Kaipper pelos artistas no encerramento da solenidade.

Os artistas Mona Caron (Suíça) e Mauro Neri (SP), muralistas de renome internacional, vão presentear a cidade com seus talentos, bem como compartilhar conhecimento com jovens artistas da arte urbana local, propondo reflexões e embelezando a capital gaúcha.

Em paralelo, a iniciativa conta com o Container da Arte Urbana, instalado em frente ao prédio que receberá a obra. A estrutura tem como objetivo ser um espaço de realização de bate-papos, oficinas, bazares e outras intervenções artísticas durante a execução do projeto — local onde aconteceu a cerimônia da última semana.