Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » APERGS e ESAPERGS participam de painel com Nadia Murad

APERGS e ESAPERGS participam de painel com Nadia Murad

  • por

A ativista iraquiana Nadia Murad, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2018, participou de painel com entidades jurídicas na sede do MPRS na quarta-feira (21). A APERGS foi representada pelo Presidente Carlos Henrique Kaipper, e a ESAPERGS contou com a participação da Diretora-Presidente Fabiana da Cunha Barth. A Vice-Presidente Administrativa e Financeira, Ana Clara Berwanger Bittencourt, e a Coordenadora do Departamento de Direitos Humanos da APERGS, Flávia Helena Costa Reis, também acompanharam presencialmente o evento, juntamente com outros associados. O evento teve transmissão online para associados e associadas das entidades.

Durante o painel, Nadia Murad compartilhou sua história e respondeu questionamentos, impactando profundamente os participantes com seu relato humano e contundente sobre as experiências que viveu. “Estou aqui para trazer consciência sobre os problemas da violência sexual em conflitos, genocídios de comunidades marginalizadas no Iraque, no Afeganistão e em tantos outros lugares”, disse Nadia Murad na abertura de sua fala, na qual contou sobre a sua história, que deu origem ao livro “Que eu seja a última”, de sua autoria.

Nadia Murad é uma ativista iraquiana que se dedica à defesa dos direitos humanos e veio a Porto Alegre como conferencista do Fronteiras do Pensamento. Sua coragem e resiliência a tornaram uma voz poderosa na luta contra o tráfico sexual de mulheres e o uso da violência sexual em guerras e conflitos armados.

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, entregou a Nadia o Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos, honraria que reconhece personalidades que se dedicam à defesa dos direitos humanos e à proteção da infância e da juventude.

Fotos: Tiago Coutinho/MPRS

Marcações: