Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Tecnologia: APERGS segue investindo em modernização

Tecnologia: APERGS segue investindo em modernização

  • por
Recentemente, a Associação mudou a empresa que presta suporte de tecnologia da informação (TI), da SISNEMA para a SMARTSUPPORT. A medida permitirá que o servidor físico onde estão armazenadas todas as informações da entidade – hoje localizado na sede administrativa – seja migrado para um servidor em nuvem.

Segundo a Vice-Presidente Administrativo e Financeiro e integrante do Departamento de Comunicação Social, Patrícia Bernardi Dall’Acqua, a APERGS está dando um passo na modernização da infraestrutura de TI, conferindo maior segurança, tanto no que tange ao risco de perda de dados, como em relação ao ataque de hackers, muito comum na atualidade. “Vamos simplificar os processos que envolvem a rede de computadores, hospedagem dos nossos documentos, das informações, sistema de gestão da APERGS, hospedagem do site e administração do acesso restrito dos associados (as) ao site da APERGS. Tudo isso passa a ser feito de forma simplificada, moderna e segura”, explica.

O Procurador Pedro Marques, que integra a Diretoria Executiva e o Departamento de Comunicação Social da APERGS, lembra que a medida também permitirá a diminuição de custos por parte da Associação, já que a manutenção de um servidor físico demanda ambiente próprio, com refrigeração, além da questão da segurança. Outra vantagem é que será possível fazer um backup de todos os dados, permitindo que os mesmos fiquem salvos em vários lugares, sem risco de perder todo o material armazenado.

Os aplicativos internos e externos (administrativo e da área do associado, hospedados no servidor físico) também vão migrar para um espaço em nuvem, facilitando a correção de problemas por parte da empresa que presta o suporte aos sistemas. “Membros da Executiva e colaboradores da APERGS poderão acessar os documentos com os quais estão trabalhando de qualquer lugar”, observa Marques.

Os trabalhos na nuvem ou cloud computing são serviços disponibilizados em data centers cujo acesso é feito via internet. Eles permitem facilidades como armazenamento de aplicações, hospedagem de sites e e-mails, além de backup em nuvem.