Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Roselaine Rockenbach toma posse como presidente da APERGS para o biênio 2024/2025

Roselaine Rockenbach toma posse como presidente da APERGS para o biênio 2024/2025

  • por

Em uma solenidade lotada de colegas associados(as), autoridades e familiares, Roselaine Rockenbach assumiu a presidência da APERGS para os próximos dois anos, tornando-se a 23ª presidente da história da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul.

Em seu discurso destacou que o ponto central de sua gestão será a defesa dos interesses de todos os Procuradores e Procuradoras do Estado, que exercem a função essencial à Justiça atribuída pela Constituição Federal, avançando no reconhecimento da sua posição inerente na estrutura e funcionamento do Estado. “Ainda há muito a construir no que tange às condições adequadas para o exercício das nossas funções. Mas não se faz sozinho um trabalho complexo, aguerrido, resiliente, com boas respostas e proposições. É preciso contar com pessoas que compartilham a mesma paixão, mesmos objetivos, dispostos a contribuir”, destacou Roselaine. Ainda, na sua fala, ressaltou a atuação dos departamentos da APERGS, e o importante papel que a ESAPERGS exerce na produção de conteúdo e eventos para a qualificação e projeção de todos os Procuradores e Procuradoras no meio jurídico.

“Agradeço à gestão que se encerra pela experiência vivida neste período e pela oportunidade de participar do trabalho, do processo decisório, das realizações. Agradeço a lembrança do meu nome e a confiança na liderança que espero poder exercer, acreditando na força da nossa carreira unida”, finalizou a agora Presidente da APERGS.

Em seu discurso de despedida da Presidência da Associação após duas gestões, Carlos Henrique Kaipper destacou que a principal característica de sua gestão foi o trabalho em grupo, com todas as decisões tomadas de forma coletiva, e fez um agradecimento especial a todos(as) que contribuíram para o sucesso de sua gestão. “Encerramos a gestão 2022/23 com a certeza de dever cumprido. Nossos relatórios de gestão mostram o quanto contribuímos para o fortalecimento da classe e da PGE. Reconstruímos a unidade entre associados e associadas e as sedes da APERGS foram unificadas para este espaço maravilhoso. Também contribuímos para um mundo melhor e menos desigual com ações sociais e de garantia dos direitos humanos”, finalizou Kaipper que continua atuando na Diretoria Executiva da Associação.

Fabiana da Cunha Barth, se despediu da Diretoria-Executiva da Esapergs agradecendo a parceria e o apoio, ressaltando o grande trabalho realizado à frente da realização do Congresso Nacional de Procuradores do Estado e desejando sucesso à nova diretoria da Escola Superior da APERGS.

Adriana de Menezes de Simão Kuhn, que assume como Diretora-Presidente da ESAPERGS, destaca o desejo de diversificar reflexões, “ para que esta Escola seja cada vez mais um ambiente onde se possa discutir temas variados que despertem o interesse do maior número de colegas procuradoras e procuradores, independentemente de suas áreas de atuação dentro da instituição”, conclui.

Representando o Governador, o Procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, parabenizou a gestão que finda, “sua gestão, Dr. Kaipper, foi muito exitosa, soube construir e ultrapassar momentos muito difíceis. Sua administração foi fundamental para que pudéssemos ter muitas conquistas. Muito obrigado pela parceria, a classe de Procuradores muito lhe deve”, disse o Procurador-Geral. Também parabenizou a nova Presidente, ressaltando a importante missão de representar a todos os Procuradores e Procuradoras que Roselaine Rockenbach assume a partir de agora. “ Conheço a Roselaine há muito tempo, e sei de sua capacidade de diálogo, de construção e de agregar pessoas. Tenho certeza que seu trabalho será exitoso, Presidente. A PGE estará sempre aberta ao diálogo”, concluiu Eduardo Cunha.

Roselaine Rockenbach é Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul desde 1996. Na gestão anterior, atuou como Secretária-Executiva da Associação. Ela é a quarta mulher a presidir a APERGS na história, depois de Helena Maria Silva Coelho (1997-2000), Fabiana Azevedo da Cunha Barth (2008-2009) e Marcela de Farias Vargas (2018-2019).

Diretoria Executiva eleita:
Presidente: Roselaine Rockenbach
Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e Políticos: Patrícia Bernardi Dall’Acqua
Vice-Presidente Administrativo e Financeiro: Elder Boschi da Cruz
Vice-Presidente de Núcleos: Carlos Henrique Kaipper

Diretoria Executiva designados:
Paulo Roberto Basso
Eduardo Araújo Rocha Ximenes

Secretária-Geral:
Mariane Rabaioli Corbari Nardi
Secretária-Executiva:
Lisiane Troglio

ESAPERGS:
Diretora-Presidente: Adriana de Menezes de Simão Kuhn
Diretor-Vice-Presidente: Vitor Galvão Fraga
Diretora Acadêmica: Fernanda Figueira Tonetto Braga
Diretora Financeira: Elisa Berton Eidt
Diretor Classista: Breno Porto Pereira