Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Projeto “Mãos de Mães” é exemplo de força para criar e educar filhos

Projeto “Mãos de Mães” é exemplo de força para criar e educar filhos

  • por

Em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no domingo (14), a APERGS celebra a força e coragem das mulheres que enfrentam diariamente os desafios da maternidade, criando e educando seus filhos com amor, dedicação e determinação.

Um dos exemplos disso é o projeto “Mãos de Mães”, organizado pelo grupo Cuidado que Mancha e apoiado pelo Departamento de Ação Social da APERGS. O projeto tem como objetivo gerar renda para as mães de comunidades carentes, mas também proporcionar um espaço de fala, escuta, trocas e compartilhamentos.

Para isso, são promovidas oficinas para que as mães aprendam a fazer itens de culinária, como ovos de amendoim, pirulitos de chocolate, biscoitos e cupcakes, enquanto seus filhos brincam e se divertem. O que é produzido nas oficinas é vendido, e a renda é revertida para as próprias mulheres.

A APERGS fornece o transporte para as mães participarem do projeto, que fica na Rua Damasco, 162, na Azenha, em Porto Alegre. Na edição de abril, cada participante recebeu uma cesta básica, um kit de produtos feitos na semana, 10 peças de roupa e R$ 150.

“O projeto é muito encantador. Neste mês das mães, é importante destacá-lo. São mulheres que estão correndo para dar conta dos filhos, da casa, que lutam para sobreviver. Chegam cansadas nas oficinas, mas não desistem, e ali o brilho da esperança transforma suas feições”, ressaltou Cristiane Bayne, coordenadora do Departamento de Ação Social.

O projeto “Mãos de Mães” é uma oportunidade para apoiar mulheres que estão em busca de renda extra e de um espaço de acolhimento. Quem quiser ajudar pode fazer um PIX para o CNPJ 05.001.457/0001-34 ou acessar o site.

Outras iniciativas do Departamento de Ação Social

O Departamento de Ação Social da APERGS está sempre engajado em promover ações para ajudar quem mais precisa. Além do apoio ao projeto Mãos de Mães, a entidade colabora com a Corrida pela Adoção e promoveu uma campanha de recolhimento de itens de higiene durante a vacinação da gripe para doar a comunidades indígenas.

A Corrida pela Adoção tem o objetivo de chamar a atenção para o número de crianças e adolescentes institucionalizados no RS, buscando divulgar a importância da adoção tardia.

Em outra frente, durante a campanha de vacinação contra a gripe na sede da APERGS, foram recolhidos itens encaminhados às comunidades Tekoá Xyry Mirim (Barra do Ribeiro), Tekoá Ka’a Mirindy (Camaquã), Tekoá Kuryty (Canela), Tekoá Yvyã Porã (Canela) e Tekoá Hovy (Canta Galo/Viamão).