Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Placas fotovoltaicas são instaladas na Sede

Placas fotovoltaicas são instaladas na Sede

  • por

Entre as melhorias realizadas na Sede está a instalação de um sistema de energia solar, que irá gerar economia de recursos para a APERGS e mostra a responsabilidade da Associação com o meio ambiente. Foram instalados 27 módulos de placas fotovoltaicas, de 550 Wp cada, 27 otimizadores de potência e um inversor 9.200 Wp. Com isso, a geração estimada é de 20,26 MWh/ano, representando uma economia financeira de R$ 15,3 mil por ano.

É uma ação relevante pela questão do meio ambiente. Além disso, a expectativa é de recuperar o investimento inicial em até quatro anos.

“Em análise junto à Diretoria da APERGS, buscava-se maior eficiência e segurança na sua micro-usina solar fotovoltaica. A Office Integração optou pela utilização no projeto de tecnologia não convencional, e sim a utilização de tecnologia MLPE, com otimizadores de potência da fabricante israelense Solaredge. O otimizador de potência para sistemas fotovoltaicos é um dispositivo cuja principal função é reduzir perdas, elevando a eficiência do sistema. Em situações em que um módulo fotovoltaico limita outros por estar sombreado no modelo convencional, a tecnologia MLPE fará com que essa limitação não afete todos os módulos da usina”, explicou Carolina Milcharek Machado, gestora da Office Energias Renováveis.

Outro ponto importante é que a fabricante Solaredge está em processo de adaptação para a próxima revolução do mercado de energia solar, o lançamento dos inversores híbridos linha “Home Hub”, que entram no mercado brasileiro a partir de 2024. A partir de então, será permitido que o cliente final adquira seu próprio backup de energia por meio das baterias para armazenamento de parte da geração solar da usina fotovoltaica.