Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Encontro Estadual tem mais uma edição histórica!

Encontro Estadual tem mais uma edição histórica!

  • por
A exemplo de todas as atividades realizadas desde o início da pandemia, a 30ª edição do Encontro Estadual dos Procuradores do Estado do RS teve de se adaptar às restrições geradas pela Covid-19. Mesmo assim, a edição 2021 foi um sucesso mais uma vez! A programação virtual em nada afetou os momentos de descontração e surpresas durante os dois dias de atividades. 





Na abertura oficial, no dia 25 de agosto, o Presidente da APERGS destacou que os avanços colhidos ao longo de 55 anos de caminhada da Associação são fruto do trabalho comprometido dos Procuradores e Procuradoras que mostraram o valor da união.

“Juntos somos mais fortes. Juntos, enfrentamos os desafios, as injustiças e conquistamos vitórias que elevam o nome da Advocacia Pública — a serviço das leis, da democracia, do desenvolvimento e, fundamentalmente, da sociedade”, disse Carlos Henrique Kaipper ao lembrar que, desde o início do distanciamento físico, a Associação realizou várias outras atividades para promover o reencontro periódico dos associados, com lives, atividades classistas, culturais e reuniões.


Uma das autoridades presentes foi o Presidente da ANAPE. Vicente Braga parabenizou a APERGS pelo aniversário e pelo evento, reforçando o protagonismo do Rio Grande enquanto Associação longeva, número de ex-Presidentes da Associação Nacional e calorosos Encontros Estaduais.

“A ANAPE é parceira das lutas tanto dos honorários sucumbenciais como de outras prerrogativas da classe. O presidente Kaipper tem enfrentado árduas batalhas, com um trabalho incansável. Estamos aqui para servir e lutar pelos nossos direitos e conquistar ainda mais”, frisou.



Representando o Governador Eduardo Leite, o Procurador-Geral do Estado do RS disse ser motivo de alegria participar do evento, apesar das dificuldades trazidas pela pandemia. 
 
“Parabéns pela realização do Encontro, conduzido de modo organizado pelo Dr. Kaipper, a quem faço especial agradecimento. Ele tem sido incansável na luta da carreira e sábio na sua condução, com a serenidade e a articulação necessárias para alcançarmos resultados positivos”, destacou Eduardo Cunha da Costa.

O Encontro também foi acompanhado pela Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Institucionais, Diana Paula Sana; pela Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos, Paula Ferreira Krieger; e pelo Coordenador do Gabinete, Henrique Zandoná.


Memórias PGE-RS

O “Café com a Presidência” já contava com grande expectativa por marcar o lançamento do Projeto Memórias PGE-RS. Mas a participação de familiares de colegas que já faleceram e foram homenageados no caderno tornou o momento ainda mais especial. O Dr. Luis Fernando Farinati falou em nome do seu falecido pai, o colega Warley Farinati. Já a memória do Procurador Almiro do Couto e Silva foi exaltada por meio da participação de seu filho, o advogado Jorge do Couto e Silva, e da viúva Berenice.



“O objetivo é resgatar a memória da PGE-RS e da APERGS, dar relevância ao trabalho de cada Procurador(a) e ensejar uma atividade intelectual capaz de preservar a qualidade de vida de todos(as). Nesta iniciativa, a APERGS se dispõe a dar suporte para a edição periódica de compactas autobiografias dos(as) Procuradores(as) aposentados(as) e daqueles(as) falecidos(as) que as famílias se dispuserem organizar e eventualmente de Procuradores(as) em atividade”, disse o Dr. Paulo Pires em nome do Núcleo dos Aposentados.

Carlos Henrique Kaipper ressaltou que o Memórias resultou de um trabalho coletivo, com o envolvimento de vários Departamentos, mas que a liderança do Procurador Paulo Pires foi fundamental para a concretização. “Certamente teremos muitas outras edições que complementarão o resgate da história. São falas que constroem a memória da grande família que construímos na Advocacia Pública Estadual”, disse.

O primeiro caderno conta com os depoimentos e homenagens aos Procuradores Néri da Silveira, Almiro do Couto e Silva, Rejane Brasil Filippi e Warley dos Santos Farinati.
 
Vídeos inéditos

Duas exibições especiais surpreenderam os(as) colegas. Um vídeo, apresentado em primeira mão, mostrou todas as melhorias feitas na sede sociocultural da APERGS (clique aqui para assistir) no período em que ela esteve fechada em virtude da pandemia. 

Kaipper também aproveitou o momento para reforçar os elogios à dedicação da Vice-Presidente Administrativo e Financeiro, Patrícia Bernardi Dall’Acqua, e do Departamento de Patrimônio e Sede Sociocultural – em especial à Drª Fabrícia Boscaini –, que acompanharam cada detalhe das reformas. Também anunciou que mudanças no pórtico serão realizadas em breve para melhorar o acesso à sede.

“Essa foi a primeira vez que se fez uma intervenção completa no interior da casa, desde a sua inauguração. Tudo começou com a necessária intervenção do reforço estrutural. Aproveitamos a obra para pensar em questões como acessibilidade, modernização de iluminação, do salão de festas e climatização. As mudanças trouxeram diversas possibilidades de uso do espaço. A partir de agora, temos à nossa disposição uma casa em plenas condições de realizarmos os eventos que desejarmos. Utilizem!”, salientou a Drª Patrícia Bernardi Dall’Acqua, ao informar que o espaço estará liberado para reservas a partir de setembro.

Integrante do  Departamento de Patrimônio e Sede Sociocultural, a Drª Fabrícia Boscaini completou que a riqueza ambiental da sede também será valorizada. “Vendo todo o potencial que a sede tem durante a reforma, tenho certeza que vai encantar todos vocês, assim como nos encantou”, afirmou. 

As mudanças foram tema de uma reportagem exibida no programa Momento Jurídico, na última semana. Clique aqui para assistir.

Na sequência, foi a vez de apresentar o novo clipe da banda The Searchers (clique aqui para assistir), formada pelos Procuradores e Procuradoras do Estado Paulo Klein, Eric Lins, Tatiana Osinaga, Rodrigo Krieger Martins, Joel Fonseca, Eduardo Casalinho, Alfredo Crossetti Simon, Vitor Hugo Skrsypcsak e Simone Zandoná.

Os(as) integrantes vestiam a camiseta enviada pela APERGS com a logomarca desenvolvida pela designer contratada pela Associação estampada. A marca foi construída de forma coletiva pela profissional e a banda. O Presidente Kaipper e a Diretora do Departamento Cultural e Eventos Helena Petrik também participaram das reuniões criativas que resultaram na definição da escolha do logotipo que representa a identidade do grupo.
Depois da apresentação do clipe, os(s) integrantes da banda falaram sobre o surgimento da banda, a elaboração do videoclipe e sobre o trabalho realizado pelo grupo que surgiu em meio à pandemia.

Diárias de hotéis em Canela, Gramado e Santa Maria também foram algumas das surpresas do evento, além de uma ida ao Congresso Nacional de Procuradores, em Brasília. Os sorteados do primeiro dia foram Roselaine Rockenbach (diária hotel Tri) e Cristine Kaufmann (diária no Master). Os(as) consagrados(as) no segundo dia foram Simone Zandoná e Helena Beatriz Cesarino Mendes Coelho (com diárias no Termas Romanas), e Marcos Miola, com a ida ao evento da ANAPE que acontecerá entre os dias 23 e 25 de novembro, em Brasília.

Outro momento especial foi a produção que o Procurador Francisco Guimarães e a esposa Elisiane de Oliveira Guimarães fizeram para homenagear o Encontro em casa. Assim como já ocorreu em outros eventos realizados pela APERGS virtualmente, eles fizeram uma decoração especial e personalizada para celebrar. 

Atrações culturais

A programação de quinta-feira (26) teve início com a participação de um convidado muito especial. O ficcionista Luiz Antonio de Assis Brasil ministrou a palestra Criação literária. “Oxalá todas as Associações profissionais tivessem essa abertura para discutir os aspectos todos que envolvem o ser participante dessa comunidade mundial que nós somos, que produz tantas coisas importantes, entre elas, a cultura”, disse o Doutor em Letras e Coordenador da Oficina de Criação Literária da PUCRS durante a abertura.


Do Direito, o escritor transitou para Letras e acabou lecionando nessa área, em certo momento, passando a trabalhar com teoria literária. Professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Escrita Criativa da PUCRS, Assis Brasil já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais.

Na palestra, o convidado falou sobre os processos de criação literária, como as narrativas são construídas. “O narrar implica o passado. O ser humano, devido a sua peculiar inteligência, pode recuperar o passado e construir uma história”, analisou ao falar que isso o leva a pensar sobre o romance, ou a novela, mais propriamente, e também o conto estendido. 

O painel foi mediado pela Procuradora Helena Petrik, integrante do Departamento Cultural e Eventos, pós-graduada em Literatura Brasileira.

E para fechar com chave de ouro a 30ª edição do Encontro Estadual dos Procuradores do Estado do RS, a live show com a banda Workstation reuniu grandes clássicos da música. Mediada pelo Procurador Eduardo Casalinho, integrante da banda The Searchers, a atividade alegrou todos(as) os(as) associados(as) que tornaram a atração – pensada com muito carinho e dedicação – ainda mais especial!