Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Empossada a nova diretoria da APERGS

Empossada a nova diretoria da APERGS

  • por
Uma cerimônia marcada por homenagens, agradecimentos e planos para 2022. Assim foi a solenidade de posse da nova Diretoria da APERGS e da Escola Superior de Advocacia Pública da Associação dos Procuradores do Estado do RS (ESAPERGS)— biênio 2022/2023. Realizado em formato híbrido, o evento reuniu colegas, autoridades e convidados(as) na sede sociocultural da Associação, no dia 13 de dezembro.
Juntamente com o Presidente reconduzido à liderança da instituição, Carlos Henrique Kaipper, tomaram posse o Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e Políticos, Pedro Campos Marques, a Vice-Presidente Administrativo e Financeiro, Ana Clara Berwanger Bittencourt, e a Vice-Presidente de Núcleos, Sali Antoniazzi, na composição da nova Diretoria Executiva.

Em seu pronunciamento, Kaipper destacou o trabalho cooperativo da gestão. “A união e a colaboração que construímos ao longo dos últimos dois anos foi prova de que, mesmo havendo pontuais divergências entre nós, é possível ter convergências na direção daquilo que nos une. Fizemos uma gestão participativa e inclusiva, estimulando a contribuição de todos e todas para tomar decisões, nos aperfeiçoar e construir soluções”, frisou, ao enfatizar nominalmente em seu discurso as contribuições de cada colega do corpo diretivo da Associação entre 2020 e 2021.

Durante a cerimônia, o Presidente Kaipper fez um importante anúncio sobre a composição da nova Diretoria Executiva. Além dos(as) quatro integrantes eleitos (Presidente e três Vices), o grupo contará com mais quatro Diretores designados. Para ganhar tempo na continuidade ao trabalho desenvolvido pela gestão do biênio anterior, os convites foram antecipados. Os(as) colegas Maiana Almeida Lima Saboia (Secretária-Geral), Roselaine Rockenbach (Secretária-Executiva) e Telmo Lemos Filho e Thiago Temudo (Diretores Executivos) aceitaram compor a Executiva nos respectivos cargos citados.
Em nome do grupo que integrou o biênio 2020/2021, a Drª Helena Maria Silva Coelho agradeceu a parceria dos últimos dois anos. “Alguns ficam, outros saem. Mas deixam a função com a sensação de que fizeram o possível e deram sua contribuição para a nossa APERGS. A gestão que ora finda sempre atuou em conjunto. Conseguimos construir soluções para os problemas que bateram à nossa porta. Fortalecemos laços de amizades que já existiam e criamos novos”, disse a ex-Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e Políticos. Assim como a ex-Vice-Presidente Administrativo e Financeiro da Associação, Patrícia Bernardi Dall’Acqua, a Drª Helena recebeu flores do Presidente Kaipper como forma de homenagem e agradecimento. A Vice-Presidente Luciane Buaes Dornelles, que acompanhou a solenidade de forma virtual, também foi homenageada com flores em Passo Fundo.
Autoridades prestigiaram o evento

Marcada pelo diálogo, respeito às diferenças e participação da classe, o trabalho realizado pela gestão da Associação contou com recíproco reconhecimento do Procurador-Geral do Estado do RS, que participou da cerimônia de posse. “Esse é o momento de fazer um agradecimento e um voto de excelente gestão. Que a nova diretoria tenha uma ótima administração e possamos manter um diálogo permanente”, pontuou Eduardo Cunha da Costa, que foi acompanhado na cerimônia pela Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos da PGE-RS, Paula Ferreira Krieger.

A Diretora-Presidente do Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado do RS (SINDISPGE), Sabrina Oliveira Fernandes, e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (ANAPE), Vicente Braga, também participaram da solenidade.

“Tenho certeza que o Presidente Carlos Henrique Kaipper vai ter mais dois anos pela frente com uma gestão brilhante, agora como sede do Congresso Nacional dos Procuradores do ano que vem. Os colegas Procuradores de todo o país estão ansiosos para visitar o Rio Grande do Sul e quero desejar sucesso na continuidade da gestão. Tenho certeza que o Presidente Kaipper irá continuar representando muito bem todos os colegas do Estado”, declarou Vicente Braga na cerimônia, que também foi acompanhada pelo primeiro Vice-Presidente da ANAPE, Ivan Luduvice Cunha.
Comando da ESAPERGS

A nova gestão da Escola Superior de Advocacia Pública da APERGS também foi empossada na ocasião. Guilherme Brum passou a liderança para a Procuradora Fabiana Azevedo da Cunha Barth, que já foi Presidente da APERGS no biênio 2008/2009. Em seu discurso, Fabiana parabenizou a administração anterior e disse que pretende apostar em inovação, dedicação e competência para novas entregas à comunidade jurídica, em especial, os(as) associados(as). “Vamos nos reaproximar das escolas, investir em publicações eletrônicas e ebooks”, relatou a nova Presidente da ESAPERGS, que assume a gestão ao lado do Vice-Presidente Paulo Emílio Dantas Nazaré.

Renovação de Departamentos e Núcleos

A transição da gestão nos Departamentos e Núcleos da APERGS acontecerá de  forma gradativa. Os grupos serão reestruturados, com a possibilidade de permanência ou mudança de quem já os integra. A Diretoria Executiva consultará, um(a) a um(a) o interesse em continuar, trocar ou sair em definitivo dos Núcleos e/ou Departamentos da Associação. As trocas ocorrerão paulatinamente para garantir a continuidades dos trabalhos feitos pelos grupos.
A posse da nova Diretoria da APERGS também foi notícia em jornais e sites estaduais:

Jornal Ponto Inicial (Região da Serra), Blog do Juares (Região Centro-Sul), A Tribuna do LitoralExpansão RS (Vale dos Sinos), Portal de CamaquãRevista News (Porto Alegre), ExpansãoConsumidor RSBrasil de Fato RS e Jornal NH.
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: CARLOS HENRIQUE KAIPPER
Vice-Presidente Administrativo e Financeiro: ANA CLARA BERWANGER BITTENCOURT
Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e Políticos: PEDRO CAMPOS MARQUES
Vice-Presidente de Núcleos: SALI ANTONIAZZI

CONSELHO DELIBERATIVO
Titulares: Telmo Lemos Filho, Helena Maria Silva Coelho, Eduardo Araújo Rocha Ximenes, Marcela de Farias Vargas, Marcelo Ferreira Costa, Maiana Almeida Lima Saboia, Elder Boschi da Cruz, Sandra Maria Lazzari, Vinicius Cerqueira de Souza, Sandra Moreira Behrensdorf e Rafael de Paiva Canesin
Suplentes: Adriana Maria Neumann, Mauro Mainardi e Mariane Rabaioli Corbari Nardi

CONSELHO FISCAL
Titulares: Liane Elisa Fritsch Francisco, Carlos Nascimento Guimarães e Marisa Soares Grassi
Suplentes: Evilázio Carvalho da Silva e Simara Cardoso Garcez

ESAPERGS
Presidente: Fabiana Azevedo da Cunha Barth
Vice-Presidente: Paulo Emílio Dantas Nazaré