Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Em tempos de pandemia, não esqueça: atividade física é essencial

Em tempos de pandemia, não esqueça: atividade física é essencial

  • por

Não é segredo que a atividade física tem mil e uma utilidades quando o assunto é saúde. A prática regular de exercícios contribui para a prevenção de doenças, sendo também um importante aliado da saúde mental — especialmente em tempos de pandemia.

Departamento de Esportes da APERGS mantém parceria com a assessoria esportiva Even Faster Sports para que os(as) associados (as) possam fazer exercícios físicos online com orientação. O professor de Educação Física Felipe Moré (@fcmore) mostra no Instagram uma série de atividades que podem ser feitas em casa.
“Neste cenário de dificuldades de toda ordem, de perdas e de isolamento social, cumpre lembrar às(aos) nossas(os) colegas sobre os benefícios de manter o corpo em movimento. Nossa prioridade numa pandemia é a saúde. Por isso fazemos esse alerta, para que sejam buscadas alternativas online para a prática de atividades físicas, além da manutenção daquelas ao ar livre individualizadas e que possam ser realizadas em ambientes seguros”, afirma a Procuradora Fabiana da Cunha Barth, do Departamento de Esportes, lembrando que a gestão havia programado uma série de atividades esportivas e de integração, que ficaram inviabilizadas pela pandemia. 

Junto a isso, a atividade física foi reconhecida como essencial pelo Governo do Estado, após aprovação do PL 144/20. Na Câmara dos Deputados, tramita o PL 2.061/20 que considera como essenciais à população a atividade e o exercício físico. De acordo com o procurador Max Möller, também do Departamento, a aprovação do PL 144 constitui medida importantíssima, que vai ao encontro do tratamento que vem sendo dado ao esporte no RS. “Em tempos de pandemia, há um reconhecimento necessário da atividade física como importante aliado da saúde física e mental, destacando ainda mais esse caráter da atividade esportiva.” 
 
Fabiana ressalta ainda que os associados podem encaminhar sugestões de práticas que têm realizado neste período de distanciamento social. “Receberemos com muita satisfação as sugestões e daremos divulgação! Participem e permaneçam em movimento! A pandemia passará e precisamos estar fortes para superá-la”, completa.