Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » “Desmitificando as criptomoedas”: 5 dicas para investir em tecnologia de blockchain

“Desmitificando as criptomoedas”: 5 dicas para investir em tecnologia de blockchain

  • por

A edição do Trocando Vivências contou, nesta quarta-feira (18), com a palestra “Desmitificando as criptomoedas”, realizada pela Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul Melissa Guimarães Castello, que é presidente da Fundação Escola Superior de Direito Tributário (FESDT), doutora em Direito pela PUCRS e mestre em Direito pela Universidade de Oxford.

5 dicas oferecidas por Melissa Guimarães Castello para investir em criptomoedas e tecnologia de blockchain:

1) Conheça um pouco da tecnologia blockchain para saber onde investir. É essencial entender a tecnologia que está por trás destes ativos para fazer opções de investimento.

2) Existe uma diferença sensível entre criptomoedas, criptoativos, NFTs, DeFi. Existe uma gama de produtos em que é possível investir, todos eles usando tecnologia blockchain. A melhor opção de investimento vai depender da compreensão que nós temos.

3) É recomendável para quem está iniciando a investir buscar uma corretora que já tenha alguma reputação no mercado. É um mercado não-regulamentado, extremamente frágil. Então, é preciso ter muito cuidado para buscar empresas relativamente mais sólidas. Não é realista falar em solidez de banco, mas tem algumas empresas que já têm uma solidez considerável, nas quais é possível confiar mais.

4) Nunca, sob hipótese alguma, invista em algo que promete taxa de remuneração pré-fixada. Alguns operadores do mercado prometem 5% ou 10% ao mês, e isso é mecanismo de pirâmide. Se investir nisso, a tendência é de perda de todo o dinheiro.

5) Estudar as consequências tributárias deste tipo de investimento. A Receita Federal cobra imposto de renda sobre o ganho de capital, então se você começar a operar com valores muito altos, terá uma operação tributável. Isso precisa ser contabilizado antes de se começar a investir.