Colegas compartilham dica de exercício

Em contribuição ao convite do Departamento de Esportes para que os(as) associados(as) contribuam com dicas de exercícios, colegas compartilham como têm conseguido manter a prática neste período de distanciamento. Lembrando que você também pode contribuir. Envie uma descrição de exercício e foto para apergs@apergs.org.br ou (51) 9 9154-9511.

Recentemente, um grupo de pesquisadores se debruçou para entender o impacto das mais variadas atividades físicas na saúde. Eles descobriram que a receita para viver mais é relativamente simples: para cada 10 horas sentado, três minutos de exercícios físicos de moderados a intensos. Ou 30 minutos de corrida ou caminhada rápida por dia. 
 
As conclusões foram obtidas depois que os pesquisadores, liderados por Sebastien Chastin, da Universidade Caledônia de Glasgow, avaliaram a repercussão na saúde dos exercícios moderados a vigorosos, das atividades leves, e do comportamento sedentário. 
 
Dessa forma, conclui o trabalho, a recomendação das autoridades em saúde para a prática de 30 minutos diários de exercícios de moderados a vigorosos pode reduzir as chances de morte precoce em até 80%. Essa vantagem, no entanto, só é observada em pessoas que passam menos de sete horas por dia sentadas. Em contrapartida, naquelas que permanecem na cadeira de 11 a 12 horas por dia, esse efeito positivo desaparece, mesmo seguindo a recomendação diária. 
 
*Fonte: GZH.