Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Projeto Arte Urbana

Projeto Arte Urbana

  • por


O Presidente Kaipper representou a APERGS em uma confraternização do Projeto Arte Urbana, iniciativa apoiada pela Associação. O evento também reuniu representantes da Associação de Juízes para a Democracia (AJD) e artistas. Foi na quinta-feira (16), na lateral do prédio da PGE-RS e do DAER — local que recebe o mural que está sendo pintado pelos artistas Mona Caron (Suíça) e Mauro Neri (SP). A Diretora-Financeira da União Gaúcha, Kátia Terraciano Moraes, esteve entre os(as) presentes. 

Kaipper falou que a APERGS sente-se honrada em acompanhar o projeto desde o início. A Associação foi uma das primeiras entidades a aderir à iniciativa.
“Só o fato de transformar uma parede cinza em uma obra de arte, colorida, já seria suficiente. Mas a obra ainda vai além: a mensagem que consta na gravura de uma mulher negra é muito importante e simbólica na luta antirracista, especialmente pelo fato de Porto Alegre ter sido marcada, recentemente, por tristes episódios racistas, que tiveram repercussão mundial”, diz Kaipper. Confira nos vídeos (de Ronaldo Torre) a fala do presidente: parte 1 / parte 2.
Foram entregues mudas da Justicia gendarussa (a mesma que aparecerá na pintura), conhecida como quebra-demanda pelas religiões de matriz africana. A planta simboliza a resistência do povo negro, das mulheres e das religiões — que também sofrem preconceito.

“O projeto também está contribuindo com a qualificação de artistas locais. Através das atividades realizadas no Container da Arte Urbana, que fica na praça em frente ao prédio, eles(as) aprenderão a  fazer obras semelhantes, multiplicando a ideia. As atividades culturais aqui realizadas são mais uma importante contribuição que estamos conseguindo agregar a partir da repercussão da obra que está sendo executada”, finaliza o Presidente.

Você também pode contribuir com o projeto: