Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Jacques Alfonsin palestra em entrega do Prêmio APERGS de Direitos Humanos

Jacques Alfonsin palestra em entrega do Prêmio APERGS de Direitos Humanos

  • por

A APERGS realizou, na quinta-feira (10), durante as comemorações do Dia da Advocacia, a entrega oficial do Prêmio APERGS de Direitos Humanos Procurador Jacques Alfonsin. O prêmio chegou a sua terceira edição com o tema “Educação em Direitos Humanos e o Direito Humano à Educação”. O objetivo é reconhecer iniciativas e trabalhos acadêmicos que contribuem para a promoção e defesa dos direitos humanos.

Na premiação, que foi feita em formato híbrido, o Presidente da APERGS, Carlos Henrique Kaipper, ressaltou a relevância de Jacques Alfonsin e o seu extenso currículo na luta pela garantia dos direitos humanos.

Na sequência das entregas das premiações, Alfonsin concedeu palestra e seguiu o roteiro de sua fala fazendo referências aos(às) vencedores(as).

“O(A) advogado(a) que trabalha com direitos humanos tem de atender a um chamado. O mérito é das pessoas que nos chamam, porque eles que são os verdadeiros construtores do trabalho do(a) advogado(a). Eu tive a felicidade de, desde recém-formado, ter sido chamado e tentei atender com pude”, salientou.

O prêmio atraiu participantes de diferentes Estados brasileiros, elevando a repercussão do trabalho desenvolvido pela APERGS para a ampliação do debate sobre a importância do tema.

Confira os vencedores:

Monografias
1º Lugar –
 O papel da extensão popular na democratização da Justiça: A experiência da Assessoria Jurídica Universitária Popular Roberto Lyra Filho. Autora: Adda Luisa de Melo Sousa (UnB/Distrito Federal).
2º Lugar – Por um Direito feminista: A perspectiva de gênero na formação em Direito da UFRN. Autora: Lara Lemos Raulino de Souza (UFRN/Rio Grande do Norte)
3º Lugar – Pelo direito de contarmos a nossa história: a educação em Direitos Humanos como propositiva para a construção de narrativas decoloniais sobre a vida das mulheres. Autora: Elisangela Hahn dos Santos Santiago (PUC-PR/Paraná)

Experiências e Práticas
1º Lugar –
 Projeto Onda: Adolescentes em Movimento pelos Direitos – Prática de formação do Inesc para e sobre os Direitos Humanos com crianças e adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal. Entidade: Instituto de Estudos Socioeconômicos – INESC (Distrito Federal)
2º Lugar – Meu, Seu, Nosso Voto. Entidades: Instituto Aurora para Educação em Direitos Humanos, Escola da Política, Nossa Causa, Política por.de.para Mulheres e Instituto Sivis (Paraná)
3º Lugar – Defensores Populares do Direito a Moradia. Entidades: Centro de Direitos Econômicos e Sociais CDES Direitos Humanos, Fórum Nacional da Reforma Urbana e Campanha Despejo Zero (Rio Grande do Sul).