
Os quatro ex-presidentes da ANAPE vinculados à APERGS e à PGE-RS foram homenageados nesta quarta-feira (31) durante o XLVIII Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal. Mário Bernardo Sesta (1983/1984), Odacir França (1986/1990, in memoriam), Paulo Roberto Sandri Pires (1995/1996) e Telmo Lemos Filho (2017/2020) lideraram a Associação Nacional.
“Estes colegas atingiram o nível máximo na luta associativa e ainda assim continuam, os que ainda estão entre nós, contribuindo pela advocacia pública, participando das nossas reuniões, nos ensinando com o vasto conhecimento que adquiriram. Não tem outra palavra senão agradecimento a esses colegas. Dedicamos este grandioso Congresso à trajetória de vocês”, destacou o presidente da APERGS, Carlos Henrique Kaipper.
Paulo Roberto Sandri Pires discursou em nome dos homenageados e ressaltou a construção e o crescimento da ANAPE como força de representação para os(as) Procuradores.
“A força, o significado, a potencialidade que esta associação passa a ter no mundo intelectual e jurídico permite a ela ousar ainda mais, não apenas na sua vida doméstica e peculiar. Chegou a um estágio em que pode ir além. Quando se fragilizam as instituições e volta-se a discutir com algum receio a garantia das liberdades democráticas e da própria democracia, essa associação tem representatividade e força para se somar às instituições nacionais de qualquer ordem que estão em uma marcha buscando a consolidação da democracia, afastando qualquer risco de esta conquista ser fragilizada”, ressaltou.
Mário Bernardo Sesta não pôde comparecer ao evento. Em nome de Odacir França, recebeu a honraria sua esposa Ieda Marzullo.
Tese vencedora
Logo após a homenagem aos ex-presidentes da ANAPE, foi entregue também o Prêmio Diogo de Figueiredo, concedido à melhor tese apresentada durante o Congresso realizado em 2021. O vencedor foi Thiago Vasconcellos Jesus, Procurador do Estado do Pará, com o trabalho “A Advocacia Pública Compositiva e os Direitos Fundamentais”.