Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » Conselho Deliberativo aprova criação do Departamento de Memórias e Acervo da APERGS

Conselho Deliberativo aprova criação do Departamento de Memórias e Acervo da APERGS

  • por

O Conselho Deliberativo (CD) da APERGS aprovou por unanimidade, em reunião na manhã de quinta-feira (05), a criação do Departamento de Memórias e Acervo. O coordenador será o Procurador do Estado Paulo Roberto Sandri Pires.

“O departamento terá dois objetivos iniciais”, explica Paulo Pires. “O primeiro é continuar com a edição dos cadernos de memória, que já estão na segunda edição, e segundo lugar será começar o que é um processo demorado, um trabalho de recolhimento de referências materiais, documentos históricos da APERGS, para constituir um acervo, num local que deve ser na sede sociocultural, e que reúna documentação de fotos, campanhas, anúncios, correspondências importantes, tudo que é documento e que diz respeito à história da associação e da própria PGE”, acrescentou.

O Procurador Paulo Pires destacou a relevância do projeto para reafirmar a importância da APERGS.
“Qualquer trabalho de valorização histórica, de prestigiamento da história da instituição se reverte em favor dos(as) associados(as) pela afirmação da associação. Tem de se mostrar interna e externamente como foi a história da entidade. Isso a valoriza, a fortalece como poder associativo na medida em que mais se mostra a história dela, o que ela realmente fez e como isso aconteceu. É a valorização do passado para poder fortalecer o presente”, observou.

Pires destacou ainda que haverá uma campanha para recolher eventuais materiais entre os(as) associados(as) que tenham relação com a história da APERGS e muitas vezes sequer recebem a devida importância histórica.
No encontro do Conselho Deliberativo, além do debate sobre a criação do Departamento de Memórias e Acervo, foi relatada a atuação da APERGS em relação ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Na mesma data em que foi criado, já foi divulgado ato do Presidente da APERGS, Carlos Henrique Kaipper, designando os(as) Diretores(as) do Departamento de Memórias e Acervo:

Paulo Roberto Sandri Pires
Eulália Maria de Carvalho Guimarães
Helena Maria Silva Coelho
Luiz Felipe Targa
Marcos Antônio Miola
Marília Francisca de Marsillac
Sali Antoniazzi