Pular para o conteúdo

Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul

Início » Comunicação » 48º CNPE já tem data, local e tema central definido!

48º CNPE já tem data, local e tema central definido!

  • por
Assim que foi confirmada a escolha do Rio Grande do Sul como Estado para sediar a 48ª edição do Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e Distrito Federal, em novembro, a APERGS informou os(as) associados(as) imediatamente. Faltando menos de oito meses para a realização do evento, a Associação já consegue adiantar algumas informações inéditas para conhecimento dos(as) Procuradores(as) do Estado do RS.

Além de definir a data da atividade (de 29 de agosto a 1º de setembro) e o local escolhido (Hotel Wish Serrano, em Gramado), conforme comunicado enviado na última sexta-feira, o tema também já foi decidido: “A aceleração da transformação do Estado: os desafios da sociedade tecnológica e da justiça digital”.
Este foi um dos assuntos tratados na primeira reunião de 2022 do Conselho Deliberativo da ANAPE. O encontro aconteceu na sexta-feira (28), em Salvador. O Presidente da APERGS, Carlos Henrique Kaipper, e a secretária-geral da Diretoria Executiva da APERGS, Maiana Almeida Lima Saboia, estiveram presentes. Os(as) representantes da Associação convidaram os(as) presentes a integrar o evento. Também aproveitaram a oportunidade para articular outras questões como patrocínio, comissões, entre outros assuntos relacionados ao 48º CNPE — evento que será organizado em conjunto pela APERGS, ANAPE e PGE-RS.
“É uma grande honra para nós, Procuradores do Estado do RS, sediarmos o evento. Trataremos de assuntos de grande interesse para a Classe, trocaremos informações e confraternizaremos com colegas de todos os Estados da Federação”, diz Kaipper, ao afirmar que a adesão ao evento já foi bastante significativa. O Presidente também ressalta que em breve serão firmadas comissões envolvendo as três instituições organizadoras.
Kaipper e Maiana fizeram convite especial ao Dr. Evandro Guerra, Procurador do Estado da Bahia aposentado, com 96 anos, para participar do Congresso Nacional no RS
A reunião em Salvador contou com a participação de Presidentes das Associações Estaduais e respectivos Delegados. Também integraram o encontro integrantes da Diretoria da Associação Nacional.

Constou na pauta da reunião do CD o ajuizamento de ADI contra a Lei Complementar nº 783/2021/SC, a pauta Legislativa da ANAPE para 2022, e a convocação de Assembleia-Geral Extraordinária para discutir mudanças no estatuto da entidade. Durante o encontro, ficou definido que o Presidente Kaipper será o representante da Região Sul na Comissão que vai debater a reformulação de alguns pontos do estatuto da ANAPE.
IX Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais – ENPF 2022
Também foi abordado, na reunião, o IX Encontro Nacional de Procuradorias Fiscais. O evento acontecerá nos dias 30, 31 março e 01 de abril de 2022, em Pernambuco.

Clique aqui para acessar todas as informações e fazer sua inscrição.

Acesse a programação preliminar aqui.


 
Cerimônia de posse

Na mesma data, um evento comemorativo marcou a posse da nova Diretoria da Associação de Procuradores do Estado da Bahia. A chapa APEB para Todos, que tem na presidência a Procuradora Cinthya Viana Fingergut, foi eleita no último pleito para gerir a Associação no triênio 2022/2024.
(da direita para a esquerda): Kaipper, a Presidente empossada Cinthya Viana Fingergut, Maiana Almeida Lima Saboia e Izaque Silva Lima — que é pai da Drª Maiana e Procurador do Estado da Bahia aposentado.