05 de Julho de 2019

Apergs inaugura retrato do ex-presidente Luiz Fernando Barboza dos Santos



A Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (Apergs) inaugurou o retrato de Luiz Fernando Barboza dos Santos em sua galeria de ex-presidentes. Realizada nesta quinta-feira (4), a solenidade homenageou o procurador que esteve à frente da entidade nos biênios 2014/2015 e 2016/2017.

Para um público formado por autoridades, colegas e familiares, a presidente da Apergs, Marcela de Farias Vargas, referiu-se a Barboza como um grande amigo e agradeceu o seu apoio. “Ele conseguiu atravessar momentos bastante complicados com serenidade, mantendo os laços de amizade com os colegas. Essa plateia lotada representa esse reconhecimento”, salientou.
Em seu discurso, o homenageado agradeceu o apoio da composição diretora que atuou com ele durante o período. “Este é um reconhecimento não a um ex-presidente, mas a cada um dos colegas que dispuseram de tempo, energia, competência e trabalho em favor da classe dos procuradores do estado”, disse.

Para Barboza, sua gestão buscou fazer a política associativa “com lealdade, convicção, diálogo e respeito”. “Sempre tivemos claro que a nossa função ultrapassava a defesa das prerrogativas da classe, avançando sobre temas de importância para toda a sociedade gaúcha e brasileira”, destacou o ex-presidente.

Atuação reconhecida

Para o procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o trabalho dos advogados públicos traz resultados que são colhidos por toda a sociedade. “Essa homenagem é mais do que justa. Também é um estímulo para todos nós que buscamos construir e melhorar as nossas instituições”, disse.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Telmo Lemos Filho, destacou a importância da atuação na luta associativa. “As pessoas que capitaneiam esses processos são valorosas na defesa da democracia brasileira. Contribuem para melhorias da sociedade e do Estado que nós queremos construir”, agradeceu o procurador, que foi presidente da Associação no período anterior ao de Barboza.

A cerimônia contou com a presença dos ex-procuradores-gerais do RS Euzébio Ruschel, Carlos Henrique Kaipper, Gabriel Pauli Fadel e Helena Maria Silva Coelho. Também estiveram na cerimônia a chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, o ex-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS), Felipe Lavarda, e de representantes do Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS), Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (APMPA), Associação do Ministério Público do RS (AMP), Instituto dos Advogados do RS (IARGS) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).


Fonte: Assessoria de Imprensa/APERGS

 
 


05/Jul/2019 - Apergs inaugura retrato do ex-presidente Luiz Fernando Barboza dos Santos

26/Jun/2019 - Congresso de Procuradores da Região Sul e Encontro Estadual dos Procuradores do RS acontece na Serra Gaúcha

21/Mai/2019 - Procuradores do Estado apresentam carreira em universidades

17/Mai/2019 - Coquetel celebra 10 anos de encontros do Cineclube APERGS

17/Mai/2019 - Diretoria de Ação Social da Apergs  reúne-se com o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos