24 de Abril de 2019

Iniciativa expande diretrizes de direitos humanos na área da Educação



A partir de uma parceria entre a Associação dos Procuradores do Estado do RS (Apergs), Secretaria de Educação (Seduc-RS) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS), a comunidade escolar gaúcha está sendo capacitada em direitos humanos. Um acordo firmado entre as instituições habilita coordenadores, professores, funcionários, alunos em relação ao tema. Nesta terça-feira (23), foi realizada a terceira edição do encontro.

Foram realizadas atividades didático-pedagógicas para garantir a disseminação e consolidação de uma cultura de direitos humanos. A iniciativa inclui a discussão e implantação das diretrizes do Plano Nacional de Direitos Humanos, do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e do parecer nº 126 Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul de 2016.

Presente na reunião, a presidente da Apergs ressaltou o trabalho realizado pela instituição através do Departamento de Direitos Humanos. “Temos uma comissão muito ativa, com a realização de diversas ações. Integrar essa comitiva colabora para conscientizar a sociedade quanto à importância dos valores relacionados a esse assunto”, destacou Marcela de Farias Vargas.

Durante a abertura, o procurador do Estado do Rio Grande do Sul e ex-presidente da Apergs Luiz Fernando Barbosa dos Santos alertou que “é preciso desconstruir a ideia corrente de que se trata puramente de uma defesa de criminosos”. A coordenadora de Diversidade e Direitos Humanos da Seduc-RS, Sônia Santos, salientou que os profissionais que atuam diretamente na educação de alunos privados de liberdade precisam receber formação com subsídios legais e pedagógicos.

Também estiveram presentes na reunião: Jorge Terra (coordenador da Comissão de Direitos Humanos da PGE-RS), Lucia Brito (servidora do Departamento Pedagógico da Seduc-RS), Claudia Castro (especialista em direitos humanos e servidora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação), além de diretores de escolas, assessores de coordenadorias regionais de educação, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e professores que atuam em Núcleos de Educação de Jovens e Adultos prisionais e comunitários.

Fonte: Assessoria de Imprensa/APERGS

 
 


05/Jul/2019 - Apergs inaugura retrato do ex-presidente Luiz Fernando Barboza dos Santos

26/Jun/2019 - Congresso de Procuradores da Região Sul e Encontro Estadual dos Procuradores do RS acontece na Serra Gaúcha

21/Mai/2019 - Procuradores do Estado apresentam carreira em universidades

17/Mai/2019 - Coquetel celebra 10 anos de encontros do Cineclube APERGS

17/Mai/2019 - Diretoria de Ação Social da Apergs  reúne-se com o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos