20 de Março de 2019

Grande Expediente da Assembleia Legislativa ressalta a importância da Procuradoria-Geral do Estado



A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi palco de uma homenagem prestada à Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) em comemoração aos seus 54 anos. Por iniciativa do deputado estadual Frederico Antunes (PP-RS), o Grande Expediente ocorreu na data do aniversário, nesta terça-feira (19), e contou com a presença do vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, entre outras autoridades.

Antes do início da sessão solene, a presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (Apergs) foi recebida no gabinete da Presidência. Para Marcela de Farias Vargas, a homenagem é um reconhecimento à dedicação, ao trabalho e ao comprometimento dos profissionais. “A advocacia pública tem em sua essência a preocupação de defender o Estado e, sobretudo, o interesse da população. Esse compromisso se consolidou e ganhou o reconhecimento da sociedade”, destaca a presidente.

Na tribuna, o deputado Frederico Antunes valorizou o trabalho da Procuradoria na busca dos recursos devidos ao Estado e no combate à corrupção. “A PGE, com sua história, mostra-se fundamental não somente na defesa direta dos interesses de todos nós, mas também no aperfeiçoamento dos processos de controle social”, disse, atribuindo o resultado à adoção de medidas estratégicas de planejamento.

Com 1.600 colaboradores, a PGE vem implantando iniciativas para modernizar a Advocacia de Estado e proporcionar melhores resultados à sociedade. A Câmara de Conciliação de Precatórios é um exemplo disso: criado em 2015, o órgão já firmou e executou 2.853 acordos.

Estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente administrativo e financeiro, Lourenço Orlandini, a diretora-presidente da Escola Superior de Advocacia da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (ESAPERGS), Flávia Faermann, e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Telmo Lemos Filho.

Comemorações

As atividades que celebram o aniversário da PGE-RS seguem nos próximos dias. Na terça-feira (26), uma palestra abordará os temas do Manual de Sindicância – Orientações da PGE-RS à Administração Pública, lançado com o objetivo de qualificar servidores estaduais que atuam no campo disciplinar. Será às 10h no Auditório da PGE-RS (Av. Borges de Medeiros, 1555, 16º andar).

Encerrando as comemorações, o Seminário da Rede de Controle de Gestão Pública RS e Painel Transparência no setor público será ministrada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), no auditório da PGE, no dia 29, às 10h. As ações contam com o apoio da Apergs.

Crédito das fotos: Wilson Cardoso / Agência ALRS

Fonte: Assessoria de Imprensa/APERGS

 
 


12/Abr/2019 - Procuradora apresenta exposição sobre pássaros da Mata Atlântica

27/Mar/2019 - Nota pública sobre comemorações do Golpe de 1964

20/Mar/2019 - Grande Expediente da Assembleia Legislativa ressalta a importância da Procuradoria-Geral do Estado

19/Mar/2019 - Procuradores e servidores são homenageados por trajetória na Procuradoria-Geral do Estado

14/Mar/2019 - Pioneiras na área jurídica do Estado debatem desafios e experiências no setor público