08 de Março de 2019

Evento discute desafios e experiências da mulher no setor público



Embora sejam maioria no serviço público, as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades para alcançar níveis de carreira superiores. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), elas representam 55% do funcionalismo, em todos os níveis. No entanto, respondem por apenas 21,7% dos cargos mais altos. Em funções eletivas, os índices são ainda mais baixos. Segundo o ranking da Inter-Parliamentary Union, o Brasil está na 133ª posição em representação feminina no Parlamento.

Diante desse cenário, lideranças femininas debaterão os desafios das carreiras e suas experiências no setor público em um talk show nesta quarta-feira (13), em Porto Alegre. O evento, promovido pela Procuradoria-Geral do Estado e pela Apergs (Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul), marca a celebração do Dia Internacional da Mulher, além dos 54 anos da PGE-RS.

“Convidamos representantes de destaque em diversas áreas do Estado. Queremos ressaltar a importância da presença feminina na gestão pública, mostrando os desafios enfrentados e as perspectivas nas carreiras estatais”, destacou a presidente da Apergs, Marcela de Farias Vargas.

Participam do talk-show a ex-Procuradora-Geral do Estado Helena Maria Silva Coelho, primeira mulher presidente da Apergs; a chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Nadine Anflor, primeira mulher a comandar a instituição; Denise Oliveira Cezar, desembargadora no Tribunal de Justiça do RS e primeira mulher a presidir a Ajuris (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul); Simone Mariano da Rocha, ex-Procuradora-Geral de Justiça do Estado; e Maria de Fátima Zachia Paludo, ex-Defensora-Pública Geral do Estado. A mediação será da jornalista Rosane Marchetti.

As atividades acontecerão no auditório da PGE-RS (Av. Borges de Medeiros, 1555, 16º andar), a partir das 14h30. O evento, voltado a procuradores, servidores públicos, advogados e sociedade civil, tem entrada gratuita. Para os servidores, as inscrições devem ser feitas pela Intranet. Já para o público em geral, a participação deve ser confirmada no site http://bit.ly/TalkPGE


Fonte: Assessoria de Imprensa/APERGS

 
 


20/Mar/2019 - Grande Expediente da Assembleia Legislativa ressalta a importância da Procuradoria-Geral do Estado

19/Mar/2019 - Procuradores e servidores são homenageados por trajetória na Procuradoria-Geral do Estado

14/Mar/2019 - Pioneiras na área jurídica do Estado debatem desafios e experiências no setor público

08/Mar/2019 - Evento discute desafios e experiências da mulher no setor público

01/Mar/2019 - Apergs promove workshop sobre reforma da Previdência