01 de Julho de 2017

APERGS lamenta a morte do Procurador do Estado e professor Diogo de Figueiredo Moreira Neto



A Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS) lastima, com imenso pesar, o falecimento do ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (ANAPE) e ex-Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Diogo de Figueiredo Moreira Neto, um dos mais influentes advogados administrativistas da atualidade.

Professor emérito da Escola de Comando e Estado-maior do Exército e autor de mais 20 obras, Moreira Neto tem teses vastamente citadas em petições e artigos.

Nascido em 1933, graduou-se e fez doutorado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, com pós-graduações, extensões, estágios e especializações em Direito, Política e Economia em instituições do Brasil e do Exterior.

Foi procurador-geral do antigo estado da Guanabara, entre 1971 e 1973, e presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape) no biênio 1993-1995.

No exterior, foi embaixador do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos, em Washington, por oito anos, e professor conferencista na Georgetown University (Washington DC) e na Universidad Computlense (Madrid).

Ao retornar ao País atuou como membro da Consultoria-Geral da República (1986) e, por dez anos ininterruptos, como procurador-chefe da Procuradoria Administrativa do Estado do Rio de Janeiro, de 1988.

Lecionou Direito Administrativo na Universidade Cândido Mendes, na Escola de Comando do Estado-Maior do Exército e na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Como professor conferencista, ministrou aulas nas Georgetown University, na American University e na Sorbonne, em Paris.

A APERGS manifesta suas condolências aos familiares, amigos e colegas neste momento de perda de um dos maiores ícones da advocacia pública e do direito brasileiro.

Fonte: APERGS

 
 


12/Dez/2018 - Lei Anticorrupção e integração dos agentes de controle são detalhados em seminário

07/Dez/2018 - 1º Seminário Gaúcho de Prevenção e Combate à Corrupção

07/Dez/2018 - Exemplos exitosos de mediação e arbitragem são apresentados em fórum nacional

04/Dez/2018 - Procuradores do Estado adotam cartinhas de crianças em ação de Natal

29/Nov/2018 - III Fórum Nacional de Mediação e Arbitragem será realizado em Porto Alegre